top of page

Quanto Tempo Devo Ficar Em Isolamento? [COVID 2022]

Atualizado: 4 de set. de 2022

Uma das dúvidas mais frequentes no tema coronavírus é o tempo de isolamento para pessoas com COVID.


Desde o início da pandemia em 2020, as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e de outros órgãos de saúde mundiais já modificaram algumas vezes e não existe um número fixo de dias de isolamento.


Dependendo da gravidade do quadro, sintomas e outros fatores, você pode ter que se isolar por mais ou menos tempo. Por isso você deve ficar atento em qual das categorias abaixo se encaixa e descobrir quanto tempo de quarentena fazer.


Esclareça As Dúvidas Sobre Quanto Tempo Você Deve Ficar Em Isolamento:


1- O que dizem os estudos sobre o tempo de isolamento para COVID-19?

... Mas o que é isolamento?

2- Meu PCR é positivo, mas não tenho sintomas, por quanto tempo devo me isolar?

3- Tenho sintomas, por quanto tempo devo me isolar?

... Mas meus sintomas são leves

... Mas meus sintomas são graves

... Mas sou imunodeprimido

4- Continuo sem sentir cheiro e paladar, posso sair do isolamento?

5- Tenho que fazer outro PCR para sair do isolamento?

6- Refiz meu teste de PCR e continua positivo, o que fazer?

7- Tive contato com uma pessoa com COVID, preciso me isolar?



O Que Dizem Os Estudos Sobre O Tempo De Isolamento Para COVID-19


Primeiro, é importante saber que o período de maior infectividade (capacidade de infectar alguém) ocorre nos estágios iniciais da doença. Dois dias antes de aparecerem sintomas, uma pessoa já pode transmitir a doença, ocorrendo redução gradual desse potencial infectante ao longo dos 7 dias subsequentes. E uma boa notícia: Um estudo de Taiwan não encontrou infectividade a partir do sétimo dia de sintomas!


RISCO DE INFECTAR ALGUÉM COM COVID


Apesar de o melhor exame para identificar o coronavírus seja o PCR em swab nasal e oral, é importante saber que esse exame pode encontrar tanto um vírus com capacidade de infectar (replicante) quanto um vírus inativado, que não replica e que não provoca doença. De forma simples, o PCR é como um exame de DNA (no caso do coronavírus, RNA) em uma cena do crime: Ele identifica que há vestígios do vírus ali, esteja ele "vivo" ou "morto". Por esse motivo que um resultado PCR pode permanecer positivo em quem acabou de ter a doença.


O importante não é saber se o PCR continua positivo, mas saber se há vírus infectante ou não.


Em pacientes com doença leve a moderada não se encontrou vírus replicante após 10 dias de início dos sintomas.


Em casos graves ou com imunodeprimidos, vírus replicante foi encontrado entre 10 e 20 dias de doença, sendo que 88% já estavam livres de vírus com capacidade de infectar no 10º dia e 95% após 15 dias.


PROBABILIDADE DE ALGUÉM COM COVID INFECTAR OUTRA PESSOA

Por esses dados, as recomendações atuais permitem um tempo de isolamento menor.


O Que É Isolamento?


O isolamento é o período de quarentena que qualquer pessoa com COVID confirmado ou suspeito deve fazer como forma de evitar a transmissão do coronavírus para outras pessoas.


Independentemente de ter sintomas ou não, se você teve um teste confirmando COVID ou contato próximo com alguém, deve fazer esse período de quarentena.


No período de isolamento você deve se manter o mais distante possível das outras pessoas de sua casa e não ter contato com ninguém de fora dela. Isso inclui não sair de casa, não ir às áreas comuns do condomínio e, claro, não sair para trabalhar.


E como deve ser o isolamento? Muitas dúvidas surgem:


1) Moro com outras pessoas, como faço?

2) E meus animais domésticos?

3) Como lavo as roupas de quem tem COVID?

4) Minha casa está infectada?

Para saber tudo sobre como fazer o isolamento em casa, veja nosso post Estou Com COVID e Moro Com Outras Pessoas, O Que Fazer? [10 DICAS - 2021]


Tempo De Isolamento Para Pessoas Sem Sintomas E Com PCR Positivo [ASSINTOMÁTICOS]


Assintomático é o termo para aquela pessoa que não apresenta sintomas. Sem tosse, sem febre, sem nariz escorrendo, sem anosmia (perda do olfato), sem nenhum sintoma!


O exame de PCR para COVID-19 tem uma acurácia muito boa, o que quer dizer que um resultado positivo tem uma probabilidade muito baixa de ser falso. Ou seja, se você teve um resultado de PCR positivo, acredite nele mesmo que não tenha sintomas!


Pessoas com PCR positivo, mas que não desenvolvem sintomas devem manter isolamento social porque também transmitem o vírus. A taxa de transmissão dessas pessoas assintomáticas é menor quando comparada a de pessoas com sintomas, mas ela continua sendo importante. Uma análise do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) sugeriu que mais de 50% das infecções pelo novo coronavírus sejam provenientes de pessoas assintomáticas.


Por isso, se você não tem sintomas, mas teve um exame positivo, mantenha o isolamento!


Mas Quanto Tempo Devo Ficar Em Isolamento?


Para pessoas assintomáticas com exame de PCR positivo, a recomendação é um isolamento de 10 dias a partir da data em que o exame foi realizado.



Tempo De Isolamento Para Pessoas Com Sintomas E Com PCR Positivo [SINTOMÁTICOS]


Para sintomáticos, o tempo de isolamento pode variar de 10 a 20 dias dependendo da gravidade dos sintomas e também da imunidade. Casos mais graves devem manter isolamento por mais tempo, enquanto aos leves se permite uma liberação mais precoce.


Meu Caso É Grave Ou Leve?


Primeira coisa, a maioria das pessoas não progride para casos graves. Se você está em casa lendo esse texto para descobrir o tempo que precisa ficar em isolamento, você muito - mas muito mesmo - provavelmente não está no grupo de pacientes graves. Acredite.


Casos graves são aqueles que precisam de oxigênio, internação ou que apresentam uma tomografia de tórax com mais de 50% dos pulmões acometidos. Mas calma, nem todo mundo precisa fazer tomografia! Quem deve avaliar a necessidade de tomografia é o seu médico.


Se você não internou, não está precisando de oxigênio suplementar e não tem uma tomografia com pulmões extremamente acometidos, você está no grupo de casos leves ou moderados; e poderá fazer um tempo de isolamento menor.


ESCALA DE GRAVIDADE DE COVID-19

Casos Leves E Moderados


Para casos leves a moderados, a recomendação atual do Ministério da Saúde é um isolamento de 10 dias desde que o paciente esteja há pelo menos 24 horas sem febre ou uso de antitérmicos (dipirona e paracetamol, por exemplo) e com melhora dos sintomas.



Casos Graves E Pacientes Imunodeprimidos


Para casos graves e pacientes imunodeprimidos, a recomendação atual do MS é um isolamento de 20 dias desde que o paciente esteja há pelo menos 24 horas sem febre ou uso de antitérmicos (dipirona e paracetamol, por exemplo) e com melhora dos sintomas.


Há relatos em imunodeprimidos, de vírus replicante (infectante) encontrados após o 20º dia e até 143 dias após o início dos sintomas. Por isso, nesses casos a avaliação médica é fundamental para liberação do isolamento.


E Como Sei Se Tenho Imunidade Baixa?


A definição de baixa imunidade se refere a pacientes transplantados; em uso de quimioterapia; com HIV não controlado; uso de corticoide em doses altas (acima de 20mg de prednisona ao dia ou equivalente); com doenças hematológicas graves; ou algumas outras condições específicas.


Se você tem asma, alergias, rinite, você não se inclui nesse grupo de imunodeprimidos. Mas na dúvida, converse com seu médico.


INFOGRÁFICO SOBRE O TEMPO DE ISOLAMENTO PARA COVID-19

Mas Eu Continuo Sem Sentir Cheiro e Sem Paladar, Posso Sair Do Isolamento?


Pode.


Se você já tiver feito o tempo de isolamento preconizado e os únicos sintomas ainda presentes forem as perdas de olfato e paladar, você não precisa se manter em quarentena.


Anosmia e Ageusia (perda do paladar) são sintomas que podem demorar meses para total recuperação. Os sintomas que não devem estar presentes são: Febre e sintomas respiratórios (tosse, nariz escorrendo, espirros). A tosse também é outro sintoma que pode perdurar após o fim da doença, mas se ela se mantiver no 10º dia de doença, a recomendação é estender o isolamento para 14 dias e buscar orientação médica.



Preciso Fazer Outro Exame De PCR Para Sair Do Isolamento?


Depende.


Se você seguiu teve um caso leve ou moderado e cumpriu o prazo de 10 a 14 dias de isolamento, não precisa fazer um novo PCR.


A estratégia de usar o exame de PCR para sair do isolamento é válida para imunodeprimidos e casos mais graves. Pacientes com casos graves devem cumprir 20 dias de isolamento, mas podem encurtar esse tempo se usarem o protocolo de retestagem com o PCR. Já os imunodeprimidos podem ainda eliminar vírus infectante por além dos 20 dias e uma nova testagem de PCR antes da saída do isolamento pode dar mais segurança na liberação para convívio.


No entanto, o protocolo para uso do PCR para encurtar o tempo de isolamento deve cumprir cumprir alguns requisitos: O paciente deve estar assintomático e ter dois exames de PCR negativos com intervalo de no mínimo 24 horas entre eles.


Atenção, são necessários 2 exames negativos! Uma pessoa com COVID-19 pode ter um exame negativo (falso-negativo) e estudos sugerem que essa taxa de falso-positivos pode chegar a 40%! Por isso, deve-se confirmar com o segundo exame.



Refiz Meu PCR Para COVID-19 E Continua Positivo


Isso é bem possível.



Mas lembre-se, o PCR detecta tanto o vírus infectante (replicante) quanto o vírus inativo (que não provoca doença). E após 20 dias a probabilidade de se encontrar um vírus replicante é extremamente baixa. Por isso, se você está assintomático e seguiu as recomendações de isolamento por 10 a 20 dias, não se incomode com um novo exame PCR positivo.


Repetir um exame de PCR nas primeiras 3 semanas do início dos sintomas tem utilidade se o objetivo for encurtar o tempo de isolamento de um paciente com quadro grave ou imunodeprimido.


Se você tem um quadro leve ou moderado, cumpra seu tempo de 10 a 14 dias de isolamento e não se preocupe em repetir o PCR porque ele pode permanecer positivo por 3 meses e isso não significa que você está transmitindo, apenas que você teve COVID e algumas partículas de vírus "morto" ainda sobraram em seu nariz e boca.



Tive Contato Com Uma Pessoa Com COVID, Preciso Me Isolar?


Para saber tudo sobre o que fazer se você teve contato com uma pessoa com COVID, veja nosso post Tive Contato Com Uma Pessoa Com COVID, O Que Fazer? [9 DICAS - 2021]

CONCLUSÃO


O tempo de isolamento para uma pessoa com COVID depende da gravidade e das comorbidades que ela apresenta. O tempo mínimo de isolamento é de 10 dias para uma pessoa assintomática ou com sintomas leves a moderados. Para casos graves de COVID-19 o tempo mínimo de isolamento é de 20 dias.



E você, ficou com mais alguma dúvida sobre quanto tempo de isolamento fazer?




Bernardo Harboe é Clínico Geral e Cardiologista

Cofundador da CLÍNICA VH MED

Criador do @blogsaudecarioca

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page