Estou Com COVID e Moro Com Outras Pessoas, O Que Fazer? [10 DICAS - 2022]

Atualizado: 4 de set. de 2022

Se você está com COVID e mora com outras pessoas ou animais na mesma casa, você deve ficar atento a vários pontos para minimizar a chance de transmitir para os outros.

Para reduzir a chance de transmissão do coronavírus para outros membros da família, você deve seguir as regras rígidas do isolamento, tomar cuidados ao usar o banheiro e ao lavar as roupas sujas, usar máscara...

Esclarecendo Suas 10 Maiores Dúvidas:

Como Faço O Isolamento Em Casa?

Se você mora com outras pessoas, a recomendação principal é se isolar em um cômodo da casa sem contato com os outros moradores.

Peça que levem comida e bebida até a porta do quarto sempre que possível, mas se tiver que circular por alguma das áreas comuns da casa, avise aos outros que irá sair do cômodo e USE MÁSCARA!

Se houver a possibilidade de se mudar momentaneamente para um hotel ou outro imóvel, também é uma ótima ideia, desde que você fique atento às complicações possíveis da doença e mantenha contato diário com os familiares para tranquilizá-los sobre o seu estado de saúde.

infográfico sobre dicas para quem está com covid em casa

Minha Família Também Está Com COVID?

Antes mesmo do aparecimento dos sintomas, uma pessoa com COVID pode transmitir para outras. Um estudo da Revista Nature estimou que 44% dos casos de infecção foram decorrentes de contágio ocorrido quando a pessoa infectante ainda estava sem sintomas (período pré-sintomático).

Isso quer dizer que se você está com sintomas agora, pode já ter transmitido para os outros membros da casa nos dias anteriores. Por esse motivo, eles também devem fazer isolamento domiciliar de 7 a 14 dias e esperar para ver se sintomas irão aparecer.

Para saber mais sobre o que fazer se tiver tido contato com alguém com coronavírus, veja nosso post Tive Contato Com Uma Pessoa Com COVID, O Que Fazer? [9 DICAS - 2021]

Estou Piorando?

É fundamental você ficar atento aos sinais de gravidade da COVID-19.

Febre, tosse, espirros, anosmia (perda da olfato), ageusia (perda do paladar), cansaço ... todos são sintomas comuns da COVID-19. A tosse e a anosmia podem inclusive perdurar por meses após a doença ter terminado.

Se seu cansaço está aumentando muito, se está sentindo falta de ar e dificuldade para respirar, se está com dores muito fortes na cabeça ou nas pernas ou se a febre continua alta, mesmo usando antitérmicos há alguns dias, você deve entrar em contato com seu médico ou ir a um hospital.

Se tiver um oxímetro de dedo (um medidor de oxigênio no sangue) em casa e ele apontar valores consistentemente abaixo de 94%, você também deve contatar seu médico ou ir a um hospital. Mas saiba que o oxímetro pode apresentar alguns erros de leitura se suas mãos estiverem frias ou com algum tremor, então se certifique de que o valor está realmente baixo aquecendo as mãos, testando em outros dedos e confirmando o resultado com uma nova medida alguns minutos depois.

Não acredite em valores muito variáveis no oxímetro. Se a saturação está em 98%, por exemplo, e rapidamente foi a 88% e logo depois retornou para 96%, o mais provável é que tenha ocorrido algum erro de aferição no aparelho. Não se assuste, a saturação não se comporta como uma montanha-russa: se ela realmente está baixa, continuará baixa; valores isolados abaixo de 94% mais provavelmente estão relacionados a algum erro de leitura.

infográfico sobre sintomas da covid-19

Posso Usar O Mesmo Banheiro Se Tenho COVID?

Quanto ao banheiro, a melhor opção é deixar um banheiro exclusivo para o morador com COVID-19.

Se só houver um banheiro na casa, o morador com COVID deve usar máscara sempre que possível e nunca compartilhar toalhas, inclusive a de secar as mãos.

A escova de dentes deve ficar em local separado, assim como outros itens de higiene pessoal.

Como Lavar As Roupas De Quem Está Com COVID?

A melhor forma de lidar com a roupa suja de uma pessoa com COVID-19 é seguindo as seguintes orientações:

• O cesto de roupa suja deve ser exclusivo e forrado com um saco plástico. De preferência posicionado distante.

• Não sacudir as roupas contaminadas.

• Lavar as roupas separadamente em máquina de lavar.

• Desinfetar com álcool 70% ou produtos similares todas as áreas da máquina de lavar ou da pia que tiveram contato com as roupas.

infográfico sobre lavar a roupa de covid-19

Animais Domésticos Pegam COVID?

Há alguns relatos raros de cachorros que contraíram COVID, mas ficaram assintomáticos; e de alguns felinos que desenvolveram alguns sintomas após contato com humanos.

No entanto, não há evidências de animais domésticos transmitindo a doença para pessoas.

infográfico sobre animais e covid-19

A recomendação é manter distanciamento de seu animal doméstico, se possível. Mas a não ser que você tenha um vison em casa, seu animal de estimação não deve ser sua preocupação.

Você não tem um vison em casa, tem?

vison

Minha Casa Está Infectada Por COVID?

A presença do vírus em superfícies pode ser uma outra fonte de infecção, principalmente em locais em que houve ampla deposição viral (como por exemplo, a casa de um indivíduo com COVID-19 ou hospital).

No entanto, como artigo da revista Nature abordou, a probabilidade de infecção é bem pequena.

Em um quarto de paciente com COVID, RNA viral foi detectado em maçanetas, janelas, pias, e qualquer outra superfície doméstica que você possa imaginar. Mas é importante dizer que a detecção de RNA viral não significa presença de um vírus infectante em si, apenas que há presença de material viral ali, o RNA viral é sinal de que o vírus passou por ali.

Além disso, desinfecção ou até mesmo ação da luz solar contribuem para a inativação viral nas superfícies em alguns minutos a horas.

Deixe a casa arejada, limpa e lave as mãos.

Se achar muito necessário, pode chamar equipes de desinfecção, mas uma boa limpeza com produtos contendo álcool 70% ou similares também são eficazes.

infográfico com o risco de contaminação por covid em casa

Tenho Filho, Posso Conviver Com Ele?

Crianças também podem se infectar com COVID, mas costumam ter um quadro bem mais brando em relação aos adultos.

O principal problema de se manter contato com os filhos é eles desenvolverem a doença e poderem infectar outros membros da família e de fora dela.

Por isso, mantenha distanciamento dos filhos até que você esteja liberado para convívio.

Se não for possível, os dois devem limitar o contato ao mínimo possível e usar máscaras e luvas.

Meu Marido Também Está Com COVID, Podemos Dormir Juntos?

Pergunta capciosa. Se ambos os parceiros estão com COVID, o medo de transmitir de um para outro não existe mais.

O único problema que existe é a exposição contínua de um e outro a uma carga viral maior. Mesmo ambos estando com coronavírus, a exposição diária a mais vírus provenientes de outra pessoa poderia provocar um quadro pior.

Se houver possibilidade de manterem distanciamento dentro da casa e restringir o convívio apenas ao necessário e com uma boa distância entre os dois, é o ideal.

Quando Posso Sair Do Isolamento?

O tempo mínimo de isolamento é de 10 dias, desde que você esteja sem febre ou sintomas respiratórios há 24 horas. Mas esse período de quarentena depende também da gravidade do quadro e de doenças associadas.

Para quadros leves ou assintomáticos, um período de 10 a 14 dias é suficiente. Já para casos graves e pessoas

imunodeprimidas, pode ser necessário um período de até 3 semanas de autoquarentena.

Para saber tudo sobre o tempo de quarentena para quem está com COVID e quando pode voltar às atividades e ao trabalho, veja nosso post Quanto Tempo Devo Ficar Em Isolamento? [COVID 2021]

CONCLUSÃO

Se você está com COVID-19 em casa com sua família, fique calmo. Seu objetivo deve ser se cuidar e evitar a transmissão do coronavírus. O período de isolamento vai passar. Mantenha o isolamento, use máscara, evite circular fora do seu quarto, fique atento a sinais de piora do quadro e mantenha seu médico atualizado.

E você, ficou com mais alguma dúvida sobre como fazer o isolamento em casa?

Bernardo Harboe é Clínico Geral e Cardiologista

Cofundador da CLÍNICA VH MED